19 de fevereiro de 2013

Marketing Digital - Como mudar a cultura dentro de uma empresa?

Quando uma empresa decide entrar para o mundo digital, muitas atitudes e posturas devem mudar para se adaptar a cultura digital, tudo bem que são os mesmos consumidores, mas na internet eles são mais fortes e sentem-se mais a vontade, pois tem força e estão atrás das telas de  seus computadores "protegidos".

Na última empresa em que trabalhei tivemos que mudar a cultura da empresa e esta deve ser de cima para baixo e se não tiver o apoio da presidência está fadado ao fracasso, no caso da Microcamp o presidente é muito antenado e está sempre a frente de todos e foi com esse objetivo que me contratou há 3 anos atrás, desta maneira ficou mais fácil.

Quando decidimos entrar na internet, foi elaborado um plano, apresentando e mãos a obra para construir toda estrutura on line necessária para implementar a estratégia que consistia no portal Microcamp, 8 blogs corporativos, redes sociais, canal do YouTube e uma equipe imensa por trás para dar resposta ao usuário, que chegou a 100 pessoas de atendimento aos leads gerados através do site para todo o Brasil.

Não adianta nada ter toda estrutura e pessoas, se a cultura não for on line, ou as pessoas não estiverem disposta a mudar, pois as pessoas querem resposta e rápido e se utilizado de forma correta, as informações extraídas da internet devem ser usadas pela diretoria como informação estratégica.

Como fazer para mudar a cultura e uma empresa?

Primeira coisa que você precisa ter é paciência, pois isso não acontece da noite para o dia e é necessário muito treinamento para mudar a cabeça das pessoas e a melhor forma para isso, além de treinamento é mostrando em casos reais os resultados e o que pode acontecer se tiver um site abandonado. Para isso era apresentado cases todos os meses aos diretores nacionais que repassavam aos seus funcionários em suas unidades.

Era apresentado resultados de monitoramento, tratativas com os usuários online, prêmios a bons resultados e até vídeos educativos com os próprios diretores falando sobre os resultados, pois conquistando o diretor e ele escolhendo uma pessoa para alimentar, ficava mais fácil educarmos essa pessoa responsável, veja abaixo os diretores falando sobre os resultados nas redes sociais e a importância de manter um site atualizado.




Estes vídeos foram apresentados em convenção e os escolhidos ficaram muito orgulhosos dos resultados e os outros queriam obter os mesmos resultados, após estes vídeos, começou o trabalho de cobrar um a um para iniciar. Após definido a equipe que iria atuar preparei um treinamento com profissionais de peso do Google, Facebook, Planeta Y e Dinamize e vídeos foram gravados com os temas abordados nos treinamentos, veja um dos vídos abaixo com Glauson Mendes.



O trabalho não para aqui, a melhor ferramenta sempre foi a educação e em seguida monitorar, cobrar e mostrar os resultados, somente vendo resultados reais as pessoas começam a mudar seus pensamentos e consequentemente você está mudando a forma de agir das pessoas que em seguida mudarão a cultura das empresas, pois as empresas são feitas de pessoas.

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