23 de março de 2013

Principais erros na gestão de projetos


Muitos projetos são iniciados todos em dias em nossas vidas, seja no trabalho, casa ou uma simples reunião de amigos e para um projeto ter sucesso precisamos definir quem será o líder, gerente ou responsável pelo projeto, pois esta pessoas será responsável por organizar as pessoas, orçamento, tarefas, etc. Veja abaixo alguns dos principais erros que ocorrem na gestão de projetos:

1- Escolha do Gestor de Projetos
No início dos projetos a maior parte do tempo é despendida em alocar os recursos necessários para execução do projeto e a escolha do gestor é o ponto principal, muitas vezes escolher gestores inexperientes ou com habilidades que não cabem ao projeto, pode levar o melhor time ao fracasso.

2- Ter uma equipe sem compromisso
De acordo com Bill Rosenthal, CEO da Communispond a maioria dos gerentes falham nos itens abaixo
- Explicar claramente o papel de cada um
- Mostrar o valor pessoal que cada um terá com o sucesso do projeto
- Explicar como as tarefas individuais serão avaliadas
- Gerar senso de urgência, mas mantendo a equipe calma e consciente que irão conseguir solucionar o problema

3- Ter um Executivo da empresa comprometido
É muito importante que tenha um executivo com um nível hierárquico alto na empresa comprometido com o projeto do início ao fim, pois muitos projetos vão as ruínas, quando não tem alguém com visão global comprometida no projeto

4- Muitos projetos de uma só vez
Todos nós sabemos que quando estamos fazendo muitas coisas ao mesmo tempo, estamos fazendo um pouco para cada coisa, é o famoso multitarefa, você não consegue focar 100% em nenhum dos projetos e todos sairão defasados, se você estivesse focado 100% do tempo nele.

5- Falta de reuniões agendadas
Comunicação é um ponto fundamental para se obter sucesso nos projetos. E acordar no início dos projetos o melhor dia, horário e periodicidade para alinhar e ajustar os pontos no início, garante o sucesso do projeto, no Agile Marketing eles se baseam em Scrum onde diz que devemos ter reunião todos os dias, mas infelizmente isso não é possível em todos os projetos, mas deve ter uma frequência alta, pois os riscos do projeto diminuem muito.

Todos nós já tivemos projetos que falharam ou não foram concluídos, pense no último e pense se algum destes fatores estavam presentes, se foi outro, deixe seu recado e melhore este post.

Abraços

Bruno Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário